5 atitudes que podem minimizar a bad do Instagram!

O Instagram é a minha rede social favorita, mas esse favoritismo não anula nem me deixa ignorar a existência de efeitos colaterais. Já fui uma vítima, assim como a grande maioria dos usuários e por efeito colateral quero dizer: aquele sentimento de tristeza, de insatisfação com a própria vida fruto, muitas vezes, da comparação desleal que insistimos em fazer. A famosa bad que surge quando a gente internaliza que a vida do outro é sempre mais divertida, o corpo/pele/cabelo do outro tem sempre mais beleza, as selfies da outra são sempre impecáveis, o relacionamento do outro é sempre mais romântico e linear, e com isso, a gente vai se diminuindo, se maltratando, menosprezando a própria vida, o próprio corpo, as próprias relações, até se dar conta de que o que era pra ser entretenimento virou motivo de abatimento...





Quando a gente se dá conta que a bad tá dando as caras, temos duas opções: sair da rede, excluir o aplicativo e evitar o efeito colateral, ou, fazer adaptações. Eu fico com a segunda opção por pensar que na vida, muitas e muitas vezes não podemos/devemos fugir do problema, mas sim encará-lo de forma que ele nos molde de uma maneira positiva, e também por pensar que em quase todas as circunstâncias, nada é 100% positivo ou 100% negativo, sempre há ônus e bônus. Decidi me adaptar a fim de maximizar o positivo do Instagram minimizando, consequentemente, o lado negativo, e, caso você queira isso também, eu sugiro que você comece com as seguintes atitudes:


1)  Selecione - COM CUIDADO - quem você irá seguir!

Parece um conselho bobo, básico e superficial demais, mas não é. Já perceberam como fazemos tantas e tantas coisas no modo automático? Acabamos fazendo isso na rede também, inclusive quando a gente passa a seguir o perfil do momento sem se questionar sobre os motivos que nos levaram a isso. Sabe aquela menina linda que você segue, que tem a estrutura corporal completamente diferente da sua, um poder aquisitivo coooompletamenteeee diferente do seu, ou aquela que tem atitudes que te irritam porque vão de encontro ao que você acredita/prega? Ou aquele cara que usa legendas padrão, frias e sem qualquer conteúdo que possa agregar, de fato, alguma coisa na sua vida? Pois bem. Observe bem se acompanhar essas pessoas te provoca sentimentos bons, ou se desperta em você os piores sentimentos, como por exemplo, aquela invejinha que aponta, aquela raivinha pela "perfeição" alheia, aquele desânimo com o emprego que malemá te propicia comer aquela pizza no lugar que você gosta porque os boletos comeram todo o salário. O mesmo questionamento deve acontecer se você segue aquele Instagram de fofoquinhas que todo mundo segue, que tem por objetivo gongar looks/pessoas/atitudes, quando, na verdade, você sofre a influência direta dos padrões que massacram. Me entendam: eu não estou criticando a famosinha/famosinho que expõe a vida perfeita, nem a pessoa por trás do Insta de "humor" (por mais que eu questione esse humor de alguns todos os dias), eu só digo que, muitas vezes, o que eles expõem não propicia em nós nada mais que sentimentos negativos e uma visão deturpada da realidade, que influi diretamente na nossa própria realidade, e é por isso que a gente precisa ter cuidado com o que trazemos pra nossa vida. Que tal substituir a postagem exclusivamente vazia e egocêntrica, por postagens de pessoas que tem vida similar a sua, e que abusam da criatividade pra expor algo bom e realmente transformador? E o ponto nem é o financeiro, e eu vou exemplificar: as meninas do Tudo Orna por exemplo, tem uma vida, financeiramente falando, completamente diferente da minha. Porém, eu amo o CONTEÚDO que elas expõem ali. Todas as dicas, o empoderamento, o incentivo, os exemplos, a forma como elas encaram a vida... 

Eu por exemplo, admiro quem consegue manter uma vida focada em exercícios físicos e comidas saudáveis, mas não sigo perfis completamente fitness e com ideais restritivos, nem os mais famosos, porque eu sei que vou ficar olhando aquela barriga chapada da moça, vou acabar desejando uma igual por achar a minha barriga inadequada, sendo que eu não abro mão de comer um chocolate gorduroso, nem de tomar um pouco de Coca-Cola, nem de comer um hamburgão com bacon.  Prefiro seguir a menina que corre na rua eventualmente pela saúde e porque gosta, mas que não se priva de um brigadeiro num aniversário de criança porque as prioridades dela são semelhantes às minhas. Isso não significa que eu queira excluir da minha rede social tudo o que é diferente de mim, montando uma bolha de pessoas que pensam igual/agem igual. Não é isso. É sobre filtrar as similaridades estruturais, e absorver aquilo que a pessoa tem de diferente a seu favor. Seguir porque todo mundo segue, ou seguir só pra gongar aquilo que não te agrada na pessoa, não vale! É energia negativa ou empacada. Deixe ir!


2) Tenha em mente que vida perfeita não existe!

Suponhamos que você não concorde com o que eu disse acima, e que justamente por isso, não vai excluir ninguém da sua lista, tão pouco filtrar o conteúdo que você tem consumido. Tá tudo bem, só tenha em mente que aquela vida perfeita que você vê, certamente não é tão perfeita assim. Salvo raras exceções, a grande maioria das pessoas que se utiliza das redes sociais mostra sempre o melhor lado das próprias vidas. Quando você vai postar uma selfie, você escolhe a melhor dentre todas, correto? Quando viaja, seleciona as fotos das lindas paisagens, dos bons drinks e dos sorrisos, e não da luta que possivelmente foi pagar aquela viagem, das preocupações do trabalho que te propicia custear aquela viagem, dos boletos, do stress, etc e tal. É preciso ter em mente que aquilo que é mostrado é uma mínima fração de vida daquele que a expõe e é natural que haja uma seleção dos melhores momentos. Portanto, a vida do outro não é perfeitamente perfeita, por mais que pareça. Em diferentes proporções, todos nós temos problemas a resolver, temos batalhas veladas a vencer todos os dias. É assim pra todo mundo, portanto, desencane. 

3) Siga perfis criativos e motivacionais!

Amo perfis de frases, passo horas procurando perfis criativos e com mensagens positivas pra acompanhar, e amo quem dedica seu tempo a lapidar o melhor de cada um de nós, seja a melhora na autoestima, a busca por conhecimento, etc. Sem contar que existe todo um cuidado por trás da criação desses perfis, e o mais lindo de tudo é a vontade de passar uma mensagem boa a quem tá seguindo. Posso citar alguns, mas tem muitas lindezas a serem descobertas por aí, aproveite o tempo ocioso pra buscar.

         

       

       

     

     

4) Desconecte-se de vez em quando!

Cada um conhece suas próprias necessidades e anseios, mas desconectar-se por momentos, ou dias talvez, é sempre muito positivo. Vivemos tão freneticamente o digital que muitas vezes temos a sensação que algo só é bem vivido quando postado e compartilhado, e não é assim. Podemos viver pequenas alegrias no íntimo, devemos passar tempo com qualidade com quem está ao nosso lado, e esse exercício ajuda a fomentar a ideia de que, assim como vemos, a nossa vida em redes sociais também é só uma parcela da nossa vida, e, quando abrimos mão de viver essa parcela por alguns momentos, as outras parcelas serão beneficiadas. Não é pra não compartilhar as alegrias, eu acho que alegrias devem ser compartilhadas sim, e sempre!! Só acho que muitas vezes a gente coloca na cabeça a falsa ideia de que as alegrias só serão legitimadas se a gente tiver uma platéia em volta, ideia da qual eu discordo. 

5) Não se compare, em hipótese alguma!

Se não devemos nos comparar nem com quem está fisicamente do nosso lado, imagine com quem a gente só conhece por fotos e pequenos vídeos? É inviável fomentar qualquer tipo de comparação. Vidas são diferentes, oportunidades são diferentes, enfim, cada história é única e as diferenças não são demérito pra ninguém. Você pode nunca ter ido viajar pro exterior enquanto aquele cara do Instagram sai de férias 3 vezes no ano, e vai pra Paris mais vezes que eu vou pra Birigui, mas isso não faz da sua vida, da nossa vida uma porcaria. Lembre-se de todas as SUAS pequenas e grandes conquistas, elas são só suas, são seus méritos e você nunca deve anulá-los ou minimizá-los só porque as conquistas dos outros lhe parecem maiores ou melhores pois não são, só são diferentes tá?
Se ame a ponto de nunca se menosprezar, se ame a ponto de usar as ferramentas da tecnologia a seu valor, e nunca contra você. Dá pra ser feliz no Instagram sim ;)

Beijos




4 comentários

  1. Respostas
    1. Pati, muito obrigada pelo feedback! Fico feliz sabendo que gostou <3

      Excluir
  2. A primeira, a terceira e a quarta atitudes já tomei! Fez muito bem para mim parar de ver coisas e pessoas que não têm nada a ver comigo, exemplo instagram de blogueiras super famosas que só usam marcas caríssimas! Também passei a seguir perfis com palavras motivadoras, alguns perfis de humor que me fazem rir no meio do dia! Um perfil que gosto muito e me ajuda é do Augusto Cury e da filha dele, Carol Cury. Também amo ver imagens maravilhosas da natureza no perfil do NatGeo. Fiquei algumas semanas sem instagram no cel e me fez bem. Agora já voltei e "simbora" focar em estar conectada sem me comparar e pensar que a vida dos outros é perfeita! Amei as dicas, por experiência própria são ótimas, Cah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nati que bom receber sua mensagem e saber que tudo isso serviu pra você também. Acho que estamos no caminho certo né? A chave é seguir a intuição e buscar sempre o melhor: se faz mal deixa ir, se faz bem deixa ficar! E assim seguimos, aproveitando o melhor das circunstâncias! Grande beijo e obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir