É pra elogiar a coleguinha!


Eu sou um ser que pensa muito, demasiadamente até. Mais que pensante, sou um ser questionador e tenho muito orgulho de assim ser, já que questionamentos impulsionam mudanças predominantemente positivas, e num mundo tão carente de positividades, podemos concluir que essa capacidade de questionar é extremamente edificante.

Os meus questionamentos, minha visão relativamente sensível e minha disposição para ser melhor, juntos, propiciaram uma evolução considerável e, longe, bem longe, de querer forçar a aparência de "ser de luz", "senhora da razão" ou "moça que faz tudo certinho", eu queria ponderar algumas coisas por aqui, que talvez possam fazer com que mais pessoas questionem, por exemplo, a própria responsabilidade perante àquilo que causa dor. 

Se você é mulher, como eu, você certamente já se sentiu no mínimo triste por não se ver inserida nos padrões de beleza. Esse sentimento de tristeza pelo não encaixe é mais que natural tendo em vista que os tais padrões são, na grande maioria das vezes inatingíveis e que existe um grande empenho por parte da sociedade em geral em fomentar nas nossas cabeças que não somos boas o suficiente já que não cabemos no tal manequim/não temos a barriga trincada/nossos seios não são perfeitos como os da moça da revista/temos gordurinhas sobrando/temos celulites aos montes e estrias também/somos magras demais e não parecemos saudáveis. Eu ficaria o dia todo citando frases que todas nós já ouvimos, e isso é alarmante. É cruel, é nojento, é opressor e ainda fomenta, muitas vezes, a ideia de que os nossos atributos físicos se sobrepõem às demais qualidades, o que é lastimável...

Eu vejo pessoas se esforçando pra que essa opressão diminua, trabalhando pela chegada do dia em que ela não mais exista, mas, em contrapartida, vejo atitudes que me entristecem demais. Demais!

Na semana passada fiquei especialmente aborrecida quando vi inúmeros comentários negativos numa foto compartilhada. A foto de uma produção de Thassia Naves, replicada por um perfil de "zoeira" em função da "esquisitice" do look. Quando fui ler os comentários, senti tanta tristeza que nem sei mensurar... Um bom número de mulheres se prestando a fazer apontamentos sobre os atributos físicos da moça, sobre seu rosto, sempre em tom de deboche, de depreciação... O problema não se restringe ao mundo digital, a gente bem sabe...

Parece inofensivo falar dos quilinhos a mais que a amiga ganhou nas férias, parece inofensivo comentar com a colega sobre a outra que emagreceu tanto que agora não parece mais saudável, só parece! Mais que lamentável, é contraditório gongar outra mulher por seus atributos físicos se você sofre na pele a dor de não se sentir encaixada nos padrões que sobre nós são impostos. Nós precisamos querer mais que o resto do mundo o fim desses padrões ridículos uma vez que somos as maiores vítimas... Você certamente tem uma amiga que sofre com distúrbios alimentares, uma amiga viciada em procedimentos estéticos, uma amiga que sente culpa real por comer um brigadeiro num final de semana, uma amiga que não consegue se olhar no espelho, ou que quando se olha, não gosta do que vê. Você pode ser essa amiga! Então porque cargas d'água, em pleno 2017, a gente ainda fomenta os padrões que nos maltratam?? 

Você pode não achar o nariz da Thassia Naves esteticamente bonito, mas duvido que você não consiga elencar ao menos uma qualidade positiva da moça! 

Sabe a sua amiga que ganhou uns quilinhos nas férias? Ela pode estar radiante por ter passado momentos incrivelmente felizes, por ter feito uma viagem dos sonhos, por ter se permitido libertar dessas amarras externas, e você se preocupou em ponderar única e exclusivamente a barriguinha que ficou saliente??? 

A gente precisa, PRECISA rever as próprias atitudes todo santo dia. A gente precisa questionar o nosso papel na mudança que a gente quer ver no mundo. 

O conselho do dia é: seja positivo, sempre, com você e com o mundo! Olhe pra você e pras outras mulheres com olhos de amor, com olhos que buscam as qualidades e não os defeitos porque, meu bem, desconheço pessoa que não os tenha. Trabalhe todos os dias pra que no futuro as mulheres sofram menos, ou até, sonho meu, não sofram mais pelas suas diferenças. Não adianta esperar que o mundo mude se a gente não muda, porque NÓS SOMOS O MUNDO!

Vamos guardar nossos apontamentos negativos na caixinha do "não dizer" e, ao contrário, elogiar  a coleguinha. Sempre é possível substituir o mal pelo bem ;)




Beijos!!!





















2 comentários

  1. Belíssimo texto. Ontem mesmo briguei com a minha mãe, quando ela disse para uma amiga nossa, de apenas 18 anos e bem magrinha: "fica de biquíni, porque você pode!". Respondi na hora: "ué, mas todo mundo pode, basta ter um biquíni e querer tirar a blusa".
    É sim gostoso se cuidar, estar bem com o próprio corpo, se vestir bem, se arrumar pra sair, mas cada um é cada um. Cada um com seus defeitos e qualidades. E ninguém é melhor ou pior por isso.
    Sim, coloque o biquíni, fique de canga ou não, seja você, seja feliz... vai curtir, como quiser!
    Obrigada, amiga, por um texto tão excelente como esse seu, capaz de nos impulsionar e nos deixar melhor com nosso próprio corpo!!!

    ResponderExcluir