Não se desculpe por fazer o melhor pra você!


Já estava preparando meu pedido de desculpas pelos dias de ausência por aqui, e pela diminuição dos posts nas redes sociais de uma forma geral, como sempre fiz, mas eu parei pra pensar que por diversas vezes, na vida, eu me desculpei por ter feito coisas que eram necessárias pra mim, por ter simplesmente obedecido a minha mente e o meu coração. Nesses últimos dias, eu não tive cabeça e nem coração pra blogar por diversos motivos. Cabeça e coração, na acepção mais poética possível, são meus instrumentos pra gerar conteúdo e quando eles estão em descompasso, eu prefiro me recolher. Primeiro porque abomino o tal "postar por postar", e segundo, porque acredito em energias, e quero que vocês recebam sempre o que há de melhor em mim, por isso essa pausa não é lesiva a ponto de tornar necessário um pedido de desculpas. 

Mas essa quase automática vontade de pedir desculpas me fez pensar sobre as tantas vezes, na vida, que a gente se obriga a fazer determinadas coisas, passando por cima de sentimentos, de convicções, de vontades, pra nutrir uma expectativa alheia, pra honrar o que o outro espera de nós... "Você escolheu ter um blog, então tem que manter atualizado porque é isso que blogueiras fazem", "Já que você escolheu fazer isso não pode deixar que os problemas pessoais interfiram no seu desempenho...".  Quando você não nutre as expectativas, surge então a falsa necessidade de se desculpar por simplesmente ter feito o que queria, ou o que precisava fazer... A verdade é que a gente não precisa se desculpar por fazer o que acha melhor no momento, desde que não esteja lesando ninguém! A gente precisa parar de buscar de forma incessante a perfeição que o mundo espera de nós, e que a gente deseja, porque cês sabem né, não somos perfeitos! 

Eu poderia tranquilamente soltar um post novo aqui, sem ao menos tocar nesse assunto, mas eu acho que expondo o meu raciocínio, o meu ponto de vista, eu posso, quem sabe, ajudar alguma pessoinha aí que esteja sentindo os ombros cansados, que esteja exausta por carregar tanto peso oriundo de cobranças externas e internas... Eu queria dizer que tá tudo bem se permitir certas coisas. Tá tudo bem frustrar a expectativa das outras pessoas, porque expectativas pertencem e vinculam tão somente as pessoas que as geram, são subjetivas. As idealizações que nós fazemos, são nossas, e não vinculam ninguém. 

Nós temos nossos próprios ideais, e sendo assim, temos capacidade o bastante para buscá-los, da forma que acharmos conveniente. Só nós conhecemos as nossas feridas, as nossas fraquezas, os nossos sonhos e as nossas necessidades, então, só nós temos condições de saber o que fazer com as nossas próprias vidas! Honre seus anseios, faça o que é necessário e não se desculpe por isso. Não pense que é egoísmo, é só um pouco de amor próprio ;)

Fonte: Google


2 comentários

  1. Bom dia, minha blogueira preferida!
    Sim, você arrasa da moda acessível às reflexões.
    Perfeito o seu texto e o seu ponto de vista. Concordo plenamente que não devemos nos desculpar por fazer o que acreditamos ser melhor à nós mesmas, desde que isso não gere dano à outrem (o que é o seu caso).
    E sabe que o texto me fez refletir... quando nos desculpamos e passamos por cima das nossas convicções e vontades em detrimento do outro, nós estamos de verdade cometendo uma atrocidade contra a nossa vida. Sim, contra a nossa vida e o milagre que ela representa!
    Contudo, sempre é tempo de fazer diferente, de acordar e entender que Deus nos deu uma página em branco, uma nova oportunidade, um novo dia.
    E essa percepção é que faz a vida valer a pena.
    Cair e levantar ou muitas vezes ser levantada por pessoas especiais, como você, lindona!
    Obrigada pelo texto, certamente atingirá muitos corações, como atingiu o meu!
    Saudade,
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é tão maravilhosa, me emociona tanto que nem sei responder á altura amiga! Obrigada por ser quem é e por estar perto de mim <3

      Excluir