Tá com medo de Xadrez Vichy?

Eu compreendo se você estiver, afinal, toda tendência superexplorada gera um receio. A gente tem medo de gastar dinheiro numa peça com a estampa super tendência e depois vê-la encostada no fundo da gaveta... A gente tem medo de enjoar antes mesmo de usar bastante a peça adquirida, isso porque nossos olhos estão vendo xadrez vichy por todos os lugares...

Vivemos épocas difíceis, financeiramente falando e penso eu que um fator que todas nós levamos em consideração na hora de desembolsar algum valor, é a "vida útil" daquele item, tanto em termos de durabilidade do material, quanto em termos da informação de moda agregada. 

Mas em suma: dá pra se jogar na tendência sem medo de gastar dinheiro com uma peça que só vai ser usada enquanto a tendência durar? Ô se dá!


                

A chave é optar por peças essencialmente atemporais. Eu explico: se você adquirir uma mini saia em xadrez vichy cheia de babados frontais, é possível que ela não seja tão usável quando a febre chegar ao fim. Porém, se a opção for uma camisa clássia em xadrez vichy, por exemplo, há grandes chances de que você consiga usar a peça enquanto o tecido resistir, afinal, a estampa xadrez é sempre um clássico tal qual listras, bolinhas, flores... 

                         

                                     

                   

                             

                      

                         

                    

Eu usei o exemplo da camisa porque amo camisas, e pra mim, é um clássico daqueles. Mas, se você não gosta, dá pra fazer o mesmo paralelo com blusas em geral:

                  

Percebam que é uma blusa sem grandes informações, "limpa" em termos de estrutura.

Podemos traçar o paralelo com short:

                       

Saias:

                    

              



E calças:

                    

                     

Dá pra perceber que em todos os casos, as peças tem modelagens tradicionais, e, sendo assim, a estampa é um mero detalhe. As chances de que a peça fique marcada pela data, e que posteriormente surjam dificuldades na hora de usá-la são praticamente nulas, desde que você goste de xadrez é claro (nem pontuei isso antes pois penso que esse fator é primordial, vem antes de qualquer outro questionamento: a gente nunca deve comprar algo porque vê todo mundo usando. Mesmo que esteja em alta, mesmo que todos estejam comprando, o fator preponderante na hora da decisão de investir na tendência ou não, é gostar essencialmente do que se vê)

Vou fazer o caminho inverso e delimitar algumas peças que, diferente dessas que coloquei acima, podem não ser tão usáveis quando a febre Vichy passar:

                       

                     

                      

As peças são maravilhosas? Sim. Se eu pudesse teria todas no meu armário. Porém, não tenho certeza se por exemplo, daqui um ano, eu terei vontade de usar uma bata com decote ombro á ombro, cheia de babados em xadrez vichy. 

Resumindo, quanto mais "limpa" a peça, quanto menos informação de tendência ela tiver, quanto mais clássica for sua estrutura, maiores as chances de usar a peça enquanto ela durar, ano após ano, enquanto o material permitir.

Beijos!

Um comentário

  1. Eu acho tão lindo!!! Mas morro de medo de sair de casa embrulhada com cara de toalha de mesa de cantina italiana

    ResponderExcluir