Sobre amadurecimento, mudanças e o cabelo novo...


Há alguns dias o conteúdo do post vem implorando pra ser exteriorizado aqui, mas me segurei até que pudesse me dedicar ao texto que hoje não é sobre tendecinhas ou alguma vontade fashion que anda me consumindo... O post de hoje é sobre amadurecimento, mudanças e sobre o meu corte de cabelo. 

Tenho uma amiga muito amada, companheira de todos os dias. Com ela tagarelo sobre tudo... Falamos genericamente e de uma forma absurda, mas um "tópico" tem sido recorrente nas conversas dos últimos dias: como estamos amando o meu cabelo novo. Ela me elogia a cada foto nova, e eu, apesar de modesta, concordo com ela.

Fazendo uma retrospectiva, há mais ou menos dez anos eu jamais conseguiria dizer isso. Me enxergar bonita, era algo surreal. Mais surreal ainda seria qualquer afirmação saindo da minha boca nesse sentido... Se eu era muito diferente fisicamente? Um pouco... Digamos que uma certa habilidade com a maquiagem adquirida com o tempo tenha lá o seu peso no dia de hoje, mas se me perguntarem se eu era diferente internamente eu respondo: eu era outra pessoa! 

Já contei aqui, por mais de uma vez, que sofri muito com problemas emocionais. Além de um transtorno de ansiedade generalizada que exige tratamento recorrente, podemos incluir nesse pacote a cobrança de perfeição excessiva (externa, interna e em tudo), auto-estima e auto-confiança mirradas, preocupação excessiva com a opinião alheia e necessidade de aprovação. Que pacote recheado né? Uma pena que esse tipo de recheio vai apodrecendo a gente... 

Contei e conto com ajuda profissional até hoje. Foi determinante pra que eu conseguisse desconstruir crenças, afirmações internalizadas desde sempre e de forma equivocada, mas felizmente, essa sombra da visão distorcida que me atormentava há muito tempo não existe mais. Quer dizer que eu me acho linda e maravilhosa hoje? Bem que gostaria, mas não, de forma alguma. Apenas sinto que hoje a pressão para uma inatingível perfeição não existe mais. Digamos que hoje consigo me enxergar de uma forma mais real e menos cruel.

Onde o corte de cabelo entra nisso? Eu explico: não é a primeira vez que corto meu cabelo dessa forma, quem me acompanha há mais tempo sabe disso, mas é a primeira vez em muito tempo que me sinto tão satisfeita. Pra mim, é a prova que, independentemente do que se faça no externo, pra que aquilo tenha um impacto positivo na sua vida, é determinante que o interno também seja modificado.

Falaria por horas e horas, e com propriedade, sobre como as mudanças internas causam impacto gigantesco nas nossas vidas. Nas relações, nas atitudes, na forma de olhar o mundo, na forma de se ver.

Meu cabelo mudou um pouco, mas por dentro eu mudei ainda mais!

Por fim gatinhas, só quero dizer: cuidem dos pensamentos e das ações, eliminem tudo aquilo que for destrutivo... Acabem com essa ideia de perfeição. Acabem com as comparações que só nos levam pra baixo! Amem-se! Se olhem no espelho com orgulho. A vontade de mudar é sempre válida e eu levanto essa bandeira com muita empolgação, mas certifiquem-se de que por dentro mudanças positivas também estejam ocorrendo. Corte o cabelo, mas antes corte de uma vez por todas as cobranças excessivas. Faça luzes se quiser, mas ilumine, antes disso, todos os pontos obscuros que te impedem de ver quão maravilhosa você é! 

                              


Nenhum comentário