E a pele, vai bem?


Vocês já notaram que não existem posts sobre cuidados com a pele aqui no blog? Existe uma explicação muito simples pra ausência de "pauta" nesse quesito: a blogueira é o relaxo em forma de mulher quando se trata de cuidados com a pele (do tipo que já saiu por aí com braços e pernas acinzentados, sofridos sem hidratação - abaafa gente rsrsrsrs).


Admiro muito quem segue toda uma rotina de cuidados diários, quem passa hidratante todos os dias metodicamente, quem se preocupa em prevenir as ruguinhas e até já tentei manter essa rotina em casa já que tenho plena consciência do quão importante isso é, mas falhei em absolutamente todas as tentativas. Não sei se é preguiça, falta de hábito, ou falta de paciência pra persistir na aplicação dos produtos até que o resultado apareça (ou tudo junto rsrsrs) só sei que até poucos dias não me importava em seguir uma rotina de cuidados faciais e corporais. Acontece que na semana passada pude perceber como as coisas estão mudadas por aqui... Acordei de manhã, tomei banho, vesti a roupa pro trabalho, e parti pra make leve de todos os dias. Achei que o cabelo tava bem bom e pensei: "é um bom dia pra fazer uma selfie" (porque né, cabelo é algo que mexe com a auto estima, cês não acham?). Tirei várias fotos (várias fotos MESMO) e não gostei de nenhuma! Nenhuminha gente. Em todas eu percebia uma linha de expressão que antes não tinha notado, a bolsinha abaixo dos olhos mais aparente, e por aí vai. Engraçado como as fotos apontam as nossas mudanças, ainda que sutis né? 


~ Um adendo: to tagarela, eu sei, mas to num dia bom pro desabafo sabe? Aquele dia que a gente precisa chorar as pitangas pras amigas? É bem esse, então, me aguentem! ~


Continuando, naquele dia percebi que seria importante ter um mínimo cuidado diário com a pele do rosto e tentar usar, de uma vez por todas, alguns produtinhos como aliados.


Eu tenho uma amiga maravilhosa, que por sinal, é biomédica esteta. Chorei com ela o draminha das fotos e pedi a ajuda dela pra montar uma lista de cuidados genérica com produtos que todas nós podemos e devemos usar, e obviamente que eu vou compartilhar com vocês as diquinhas da minha amiga.


Ela, super cuidadosa que é, se limitou a indicar os produtos de uso geral e indispensável, sem especificar marca e indicações mais singulares, já que toda e qualquer indicação deve ser posterior a uma avaliação profissional individualizada, afinal, cada pele é única, assim como as suas necessidades.


Vamos ao "beabá" básico de cuidados? Quem sabe um post tão pessoal como esse acaba inspirando alguma leitora tão relaxada quanto a blogueira a mudar alguns hábitos, né?



Nas palavras da biomédica, pra se estabelecer um cuidado diurno básico e mínimo com a pele, é imprescindível seguir quatro etapas: limpar,tonificar,hidratar e proteger.


Etapa 01 - LIMPEZA: Nas palavras dela "A escolha do produto para a limpeza da pele depende do tipo da mesma. Um sabonete neutro é indispensável, pois o PH do nosso rosto é diferente do PH corporal (nunca use o sabonete corporal na face). Em seguida um leite de limpeza adequado garante uma higiene legal."


Nas palavras da blogueira: apesar de relaxada com cremes e afins, limpo a pele todos os dias. Uso uma espuma de limpeza da Nívea que dura muito, dá uma sensação de frescor e não deixa a pele repuxando sabem? Gosto muito. É essa aqui ó:

O preço médio dele é R$ 25,00 e é super fácil de encontrar.

Etapa 02 - USO DO TÔNICO: a biomédica explica que "a função do tônico é regular o PH da pele que pode sofrer com agressões externas. Alguns tipos ainda controlam a oleosidade e o brilho do rosto. Além disso promove uma limpeza ainda mais profunda."


Nunca usei tônico na vida, mas acho que sobram motivos pra inclui-lo no cotidiano né?

Etapa 03 - HIDRATAÇÃO: a biomédica me explicou que escolha do hidratante também depende de cada tipo de pele, de cada necessidade, mas adiantou que no mercado existe uma infinidade de hidratantes já com ação anti idade, o que é maravilhoso né?

Tenho um hidratante em casa da Neutrogena, super baratinho, leve e de rápida absorção, mas, como sempre, acabei abandonando o coitadinho e uso só a água termal achando que ela é a milagreira e que vai atender a todas as minhas expectativas, tsc, tsc, tsc (tá sendo ótimo fazer esse post sabiam? To ficando envergonhada dos meus maus hábitos).


Etapa 04 - PROTEÇÃO SOLAR: a profissional indica que o ritual seja finalizado com a aplicação de um protetor solar com fator 30 de proteção, NO MÍNIMO. A indicação de um bom protetor também depende das características da pele de cada paciente, portanto é indispensável seguir a orientação do especialista após análise da pele.

Sabiam que eu estava usando regularmente um protetor solar? Olha que coisa linda. Acontece que ele sumiu, escafedeu dentro de casa e eu não acho nem com reza brava. É o mundo conspirando pro meu relaxo rsrsrs. Estava usando o Episol Sec 30, e gostava muito dele. 

Para os cuidados noturnos, ela salienta que é de extrema importância retirar totalmente a maquiagem com um bom demaquilante (ponto pra mim, isso eu faço com lencinhos da Neutrogena também). Após, é interessante que seja feita a aplicação do tônico novamente.

Ela menciona que o uso da água termal, após todos os cuidados reportados, é muito importante e salienta que seu uso não se resume á frescura não. Isso porque, a água termal contém agentes calmantes que recuperam a pele e a preparam para a aplicação do creme noturno. A água termal eu também uso. A minha é Avène.

Como eu disse acima, a Dra. Larissa é super cuidadosa e não indicou um creme específico, já que a indicação deve ser feita após análise pessoal.

Vou imprimir isso e colar na porta da geladeira, quem sabe não consigo dessa vez né?

E óbvio que vou deixar o contato da minha amiga pra vocês. A Dra. Larissa Baréa atende no Wanda Arjona Beauty Concept que fica localizado na Rua Duque Caxias , N° 1096, Vila Bandeirantes em Araçatuba, nos telefones (18) 3622-4326/(18) 99167-3307. Ela conta com diversos procedimentos estéticos á disposição, tanto faciais quanto corporais.


Me digam, gostaram do post? Vocês são cuidadosas com a pele ou são uma negação, assim como eu?

Beeeeijos!!

6 comentários

  1. Adorei o post Cá!!! Até q eu não sou tão ruim com os cuidados da pele, tenho o hábito de limpar e hidratar todas as noites, além de passar um creminho para a área dos olhos, que acho super importante rsrsrs mais adorei sobre a água termal, nunca usei, mais vou fazer questão de incluir nos meus cuidados diários... Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Line! Fico super feliz :D Ahh você está de parabéns então, super cuidadosa. Eu preciso conseguir dessa vez, torce por mim <3

      Excluir
  2. Eu tenho sérios problemas com isso... Acho que o jeito vai ser marcar uma avaliação com a Dra pq toda vez que testo um sabonete minha pele repuxa ou dá acne... O mesmo acontece com o hidratante :/
    A única coisa que uso frequentemente é a água termal que acalma bastante minha pele alérgica kkkkkk
    Beijos amigue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marca sim amigue!! Assim ela consegue indicar os produtos mais adequados para as suas queixas :) Beijocas

      Excluir
  3. AAAADOREI O POST!
    Eu, pessoa de pele acneica, nao posso me dar ao luxo de relaxar, amiga :( Mas olha, tem momentos que da vontade de nao cuidar mais, pois tem que ter aquela paciencia. Mãs, vale a pena né! Adorei as dicas, vou acatar ao uso do tonico!
    Para minha pele que é tendenciosa a acne eu indico todos os produtos da Terachne (esfoliante então, é mara). E esses produtos compro por indicação de dermato e esteticista.

    ResponderExcluir