O que eu espero da Camila de 27



Estava conversando com uma amiga sobre o fato do blog ter ficado abandonado na semana que passou... Conversamos sobre como os acontecimentos negativos me afetam a ponto de me travar, me impedir de escrever qualquer coisa por aqui. Na verdade, tenho plena certeza que o problema maior disso tudo nem são os acontecimentos negativos em si, afinal, todos nós temos problemas, dias tristes e cinzentos que não nos permitem uma mísera licença dos afazeres de todo dia... O problema são as minhas críticas e meu perfeccionismo. Sempre acho que vou passar pro texto as minhas inquietações, tristezinhas, e morro de medo de, consequentemente, passar isso pra vocês. Também temo não conseguir desenvolver um post bom (pro meu nível de exigência que não é lá muito pequeno rsrsrs), e acabo pensando que, melhor que fazer um possível post meia boca, prefiro não fazer.

Tomei um belo puxão de orelha (aqueles do bem, de quem se preocupa com a gente sabem?) e desde então estou refletindo muito sobre a necessidade de flexibilizar esse lado perfeccionista e e minimizar a auto-crítica que é sempre tão rigorosa.

O puxão de orelha da minha amiga aconteceu numa época naturalmente reflexiva pra mim. Hoje, dia 01 de junho, falta exatamente um mês pro meu aniversário. Um mês pros meus 27 anos, e eu tenho muitos desejos. Mais que desejos materiais, desejos de mudança interna profunda, porque chega uma hora que a gente definitivamente precisa vestir a capa da maturidade e assumir de vez que tudo o que desejamos da vida sai de nós mesmos.

Além desse perfeccionismo e dessa crítica exagerada, tenho vários outros desejos, que são na verdade necessidades e que de uma vez por todas não podem ser negligenciados. 

Decidi fazer uma listinha de desejos especial, já deixando um recadinho pra Camila de 27: filhinha, vamos cumprir dessa vez?



1°) Diminuir as expectativas, TODAS!


Acho que criar expectativas é inerente ao ser humano... Tem a ver com a esperança que todos nós nutrimos de que tudo vai dar certo, tudo vai ser bom... É crucial ter esperança. São as esperanças que nos motivam a levantar da nossa cama quentinha todos os dias, e sem elas a vida não tem o menor sentido, concordam? O problema é quando nossas expectativas estão desalinhadas com a realidade. 


Converso com muitos bacharéis e advogados que se formaram comigo e a frustração é sempre tão comum... Aquele sentimento de decepção, de se depararar com o mercado de trabalho e perceber que é tudo tão diferente do que esperávamos. E o que nós esperávamos? Que seria fácil demais encontrar um emprego digno de todo o esforço dedicado nos 5 anos de faculdade, ou então que passar num concurso seria muito mais fácil do que na verdade é... Que prestígio e confiança seriam quase que automáticos. "To com a carteira da OAB nas mãos, ninguém me segura, vou dominar o mundo..." 


Expectativas desalinhadas, sim ou com certeza?? As coisas não acontecem tão rápido nem tão fácil assim, e só na casinha dos nossos pais e avós que somos vistos com aqueles olhinhos cheios de amor e orgulho.


O mesmo acontece quando depositamos expectativas demais sobre as pessoas. De onde a gente tirou que as pessoas deveriam corresponder ao que esperamos delas, sendo que cada ser é único. Cada pessoa provém de um lugar diferente, uma família diferente, tem princípios diferentes, objetivos diferentes e obviamente vai agir com você de uma forma diferente daquela que você espera e cultiva. 


Já melhorei muito no quesito expectativa, mas ainda preciso melhorar mais, muito mais...




(fonte: Google)




2°) Ser mais flexível com meus próprios erros!


Me gabo por ser uma pessoa compreensiva com os que erram comigo. Não consigo guardar rancor, e graças a Deus consigo perdoar com uma certa facilidade. Mas o mesmo não acontece quando sou eu quem erra... Qualquer escorregada minha, mísera que seja, é motivo pra uma enxurrada de julgamentos. Fico me remoendo, martelando o erro e questionando-o infinitamente. Isso não é bom. Acho que todos nós precisamos nos policiar, e nos esforçar diariamente pra sermos pessoas cada dia melhores. Porém, somos falhos. TODOS SOMOS FALHOS. Uma hora ou outra os erros vão acontecer, sejam eles grandes ou pequenos. É importantíssimo ter consciência que um erro não muda nossa essência. Que se na alma não há maldade qualquer erro pode ser compreendido, inclusive os nossos, e que, assim como perdoamos, assim seremos perdoados.

(fonte: Google)



3°) Compreender que é impossível agradar a todos!


Minha auto-estima não é exemplar, mas é digna de orgulho. Mesmo assim, é difícil lidar com relações nas quais você sente que por mais que você se dedique, por mais que você se entregue, por melhor que você seja, ainda assim pra aquela pessoa você não será grande coisa. É importante se libertar e entender de uma vez por todas que o problema não está no que você faz, ou no que deixa de fazer, mas sim no que aquela pessoa espera de você, do mundo, das relações...


Não há motivos pra se culpar, pra tentar ser o que não é, pra fazer o que não se quer fazer. Basta compreender que cada um tem suas expectativas e necessidades, e que o fato de não sermos bons o bastante pra aquela pessoa não nos desabona em nada, afinal, somos importantes e especiais pra uma dezena de outras pessoas.



4°) Procrastinar menos!


Acho que ultimamente é o que mais me incomoda em mim: o fato de procrastinar em tudo, deixar tudo pra depois. Ir adiando todas as coisas até que se torne inadiável.


Já refleti muito sobre os motivos que poderiam me levar a essa procrastinação toda, mas ainda não cheguei a uma conclusão. Só sei que é algo que me faz um mal danado porque acaba me trazendo muita culpa. Quando chega o fim do dia, eu vou pra casa, lembro de tudo o que eu deixei de fazer porque simplesmente eu não quis fazer e isso me dá uma culpa tremenda. Aquela sensação de inutilidade. Sei que a Camila de 27 não quer mais procrastinar nada rsrsrsrs...



5°) Valorizar minhas pequenas conquistas!


Tenho a péssima mania de dar pouco valor ás minhas pequenas conquistas. Como se fazer isso ou aquilo fosse mera obrigação, ou até mesmo comparar as vitórias alheias com as minhas, sempre me diminuindo.


Preciso entender, de uma vez por todas que cada vitória, por menor que seja deve ser recebida com alegria e que é muita maldade comigo, no final de todos os dias, dar mais atenção ao que eu não fiz do que ao que eu fiz. Acho que é um defeitinho comum de quem se cobra demais né. Achar que nunca estamos fazendo o bastante, que nunca estamos dando o nosso melhor... Já passou da hora de mudar isso. Todos nós temos motivos o bastante pra nos orgulhar de nós mesmos... Seja do nosso caráter, nossa conduta cotidiana, das relações que construímos. Chega de boicote rsrsrs

É isso...

Preciso dizer que não vou esperar o dia 01 de julho pra começar a mudar tudo isso em mim... Já prometi que será um exercício diário, pra que a Camila de 27 vivencie com mais liberdade e leveza todas as situações com as quais a Camila de 26 não soube lidar, e, que  acima de tudo SEJA ABSOLUTAMENTE FELIZ <3 


Nenhum comentário